Receita de Palha Italiana simples



Antes da Pandemia, sempre que eu estava em algum lugar como feirinha ou festa de bairro e via vendendo Palha Italiana de chocolate, comprava. É um doce tão saboroso e que deixa aquele gostinho de quero mais, sabe?

Então eu decidi pesquisar mais sobre ele e encontrei várias referencias e sabores inusitados, inclusive. Adaptei várias receitinhas e cheguei na que estarei postando abaixo para vocês de Palha Italiana.


1 Caixa de Leite Condensado

1 Caixa de Creme de Leite (sem soro)

1 colher de sopa de manteiga

4 colheres de sopa de chocolate em pó (colheres bem cheias)

1 pacote de biscoito de leite em pedaços pequenos (pode usar o biscoito maisena, mas eu prefiro o de leite)


Para começar, você deve misturar o leite condensado com o creme de leite, o chocolate, a manteiga e levar ao fogo baixo misturando sempre com uma colher de pau ou de silicone (eu tenho a minha colher de pau de estimação que sempre uso ela), o ponto que procuramos com essa mistura é basicamente o ponto do brigadeiro, ou seja, ele deve estar se desgrudando sozinho do fundo da panela ou a massa deve cair em blocos quando você levanta a colher. Muita atenção nessa hora de preparar o brigadeiro, pois ele não pode ficar muito mole e nem muito duro.

Com o brigadeiro pronto, incorpore ele com os biscoitos cortadinhos e misture bem. Quando estiver bem misturado, coloque em um refratário untado e espalhe na espessura que você vai cortar eles depois.Tampe e deixe esfriar em temperatura ambiente.

Você pode acelerar o processo de resfriamento, levando para ageladeira por alguns minutos, mas eu prefiro deixar esfriar em temperatura ambiente. A geladeira muita pode endurecer o doce com muita facilidade.

Assim que estiver frio, corte os quadradinhos do tamanho desejado, ou use um aro para cortar no formato que preferir. 

Nese momento, você também pode enrolar e bolinhas e passar no açucar. 

Passe no açúcar refinado e está pronto as suas palhas italianas super saborosas e delicadas. 


Existem, claro, vários sabores para essa receita, como a Palha Italiana de Limão ou até mesmo a Palha Italiana de Leite Ninho e para preparar elas, você utiliza os mesmo ingredientes e os mesmos processos que postei acima, mudando apenas o sabor, no caso da de limão, você pode utilizar aqueles pós para suco de limão, ou até mesmo um pouco da fruta espremida. Já para a de leite ninho, troque o chocolate em pó pelo leite ninho.

De qualquer sabor e de qualquer formato, pode estar certo que se você ainda não comeu Palha Italiana, assim que fizer essa receita você vai amar tanto que sempre vai buscar fazer novamente.



Comentários