Massa de esfirra de frango

 Essa massa para esfirra que vou passar para vocês, agora, é uma que sempre uso para preparar salgados assados. Ela fica extremamente fofinha e é super macia de trabalhar. 

Massa para salgados assados é um dos meus preparos preferidos quando estou na cozinha. Desde que comecei a cozinha, na minha infância, sempre gostei de preparar massas e acompanhar a mágica do fermento agindo na receita.

Uma dos pontos mais interessantes desta receita, é que você pode fazer utilizando uma panificadora ou uma batedeira planetária (com o batedor para massas pesadas).

Essas esfirras, da receita, eu preparei com recheio de frango e fechadas, mas você pode utilizar a mesma massa para fazer esfirras de carne e esfirras abertas.

Esfirra de Frango

🍞Massa 


🍞600 ml de água morna
🍞2 pacotinhos de fermento biológico
🍞50ml de óleo de soja
🍞3 colheres de sopa (rasa) de açúcar
🍞1 colher de café da sal
🍞600grs de farinha de trigo (pode ser mais ou menos, depende da farinha)

🍞Em um bowl misture o óleo com o açúcar e o sal, em seguida agregue a água com o fermento e mexa bem. Adicione a farinha aos poucos e vá trabalhando a massa até desgrudar das mãos e ficar macia (em cerca de 10 minutos de sova, a massa já deve chegar ao ponto).


Separe em duas partes e coloque para descansar tapado com plástico de pvc em local abafado (eu coloco no forno), até dobrar de volume (cerca de 40 minutos).

 Retire e abra a massa dos tamanhos desejados. Aqui eu costumo formar bolinhas com toda a massa e depois vou abrindo com o rolo para colocar o recheio e fechar a esfirra.

 Coloque o recheio e disponha em forma untada. Deixe descansar por mais 20 minutos e pincele gema de ovo por cima. Leve para assar por cerca de 17 minutos em forno a 180° ou até que estejam douradinhas por cima.

Vou passar para você o recheio de frango que eu preparo para meus salgados assados. O importante nesse caso é que o recheio não fique liquido, para ele não enxarcar a massa e deixar ela mole. 

Recheios para salgados assados, como esfirras e empadinhas, devem ser preferenciamente preparados de forma cremosa.


📍Recheio de Frango

📍1 kg de peito de frango desfiado
📍Sal
📍Pimenta
📍150 ml de molho de tomate
📍200grs de creme de leite ou requeijão

📍Refogue o frango com os temperos, adicione o molho de tomate e o creme de leite (ou requeijão) até que esteja úmido. Quando for colocar na massa, o recheio deve estar frio.





Para congelar: Pré asse as esfirras por 10 minutos e assim que esfriarem, coloque em sacos ou potes fechados e leve ao frezzer. Para descongelar, pode levar diretamente ao forno, em forma untada por 12 minutos a 180º, ou ao microondas por 1 minuto com a tampa própria para o microondas. 

Comentários